10 plantas que melhoram a qualidade do ar de sua casa

Média: 2.7 (10 votos)

A aquisição de plantas para o interior de uma casa é, à partida, uma opção de fácil realização. A escolha pode basear-se no aspeto estético, nas preferências a nível de plantas e de manutenção ou até mesmo nas que são mais adequadas a quem tem animais de estimação. No entanto, existe um fator que é um dos mais importantes para as plantas de interior: as plantas que melhoram a qualidade do ar de uma casa, ou seja, as que filtram os gases nocivos ou toxinas existentes no ar de uma casa. Conheça as 10 plantas que melhoram a qualidade do ar de sua casa para que possa fazer uma escolha informada na próxima vez que decidir adquirir uma planta de interior.

1. Fetos

De aspeto fresco e agradável, os fetos são uma das plantas indicadas para o interior de uma casa. Na eventualidade de ter um gato, deverá manter esta planta fora do seu alcance, uma vez que o bichano irá deliciar-se com o sabor desta planta. Os fetos retiram formaldeído do ar mais do que qualquer outra planta, bem como outros gases nocivos que poderão ter origem no exterior da sua casa ou até mesmo da sua garagem.

2. Palmeiras

As palmeiras requerem menos manutenção e são também bons filtros contra gases nocivos que possam existir em sua casa. Deverá optar pela palmeira anã, indicada para interiores, que além de ajudar a melhorar a qualidade do ar, trará um aspeto de verão que durará o ano todo.

3. Planta da borracha

Esta planta é a ideal para espaços pequenos e abafados. Ela sobrevive com pouca luz natural e é ótima para retirar elementos poluidores do ar – como o formaldeído – do espaço onde estiver colocada. Se estiver exposta a pouca luz solar, o único problema será um ligeiro atraso no crescimento da planta.

4. Hera inglesa

Largamente conhecida pela sua capacidade destruidora de exteriores, a hera trará benefícios quando transplantada em casa. Mantenha-a sob controlo (crescendo apenas até onde quiser) e poderá usá-la como peça decorativa e como purificadora do ar da sua casa. Um dos pontos positivos de colocar esta planta em casa é que requer pouca manutenção e dá-se bem com a divisão entre sol e sombra.

5. Lírios ou Açucenas

Os lírios ou açucenas podem ser plantados num jardim, mas também são bons purificadores do ar das casas. Eles filtram o ar e retiram a benzina e os gases nocivos provenientes dos produtos de limpeza. São também agradáveis a nível estético e agradarão também aos seus convidados. No entanto, tenha cuidado com esta planta, não a tenha em casa se tiver animais de estimação como cães ou gatos, uma vez que ela poderá ser letal para os bichanos.

6. Plantas que florescem

As plantas que florescem, como os crisântemos ou até mesmo as tulipas, poderão também ajudar na purificação do ar de sua casa. Contudo, apesar dos cuidados que exigem, fazem com que os moradores da casa sejam recompensados com a beleza das suas composições.

7. Dragoeiro

O dragoeiro é versátil e vem em diversos formatos. Trata-se de uma planta que se dá com pouca luz e não exige muita água. Em troca, purifica o ar e alegra qualquer divisão da sua casa. Escolha o dragoeiro mais adequado aos seus gostos e deixe que ele trate da purificação do ar de sua casa.

8. Bamboo

Além de obter um ambiente fresco, calmo e relaxante com uma planta de bamboo em sua casa, obterá também um ar mais puro. Mantém uma certa humidade no ar, o que traz um certo conforto a quem reside em casa.

9. Perene chinesa

Originária das florestas asiáticas, esta planta perene é agradável ao olhar e amiga do ar no interior de sua casa. Ela é a ideal para casas com fumadores, uma vez que retira diversos tipos de toxinas do ar, incluindo o monóxido de carbono.

10. Língua-de-Sogra

Esta planta é extremamente resistente e pede regas pouco frequentes. Em troca de um pouco de água e luz solar indireta, retira benzinas entre outros elementos tóxicos à sua saúde.

Como se pode verificar, há imensas plantas que melhoram a qualidade do ar de uma casa e isso é importante para o seu bem-estar e para a comodidade da sua família. Escolha uma ou mais das plantas apresentadas e terá, garantidamente, um melhor ambiente em sua casa. Apesar de exigirem determinados cuidados, estas plantas valem a pena e devem constar, sem dúvidas, da decoração do seu lar.

Média: 2.7 (10 votos)