As 10 melhores plantas para solo seco

Média: 3.9 (45 votos)
Plantas de varias cores

Se o seu jardim é caracterizado por solo seco, quer seja pelas propriedades da própria terra, pelo clima onde habita ou pelo simples facto de não ter muito tempo para a rega do mesmo, saiba que existem plantas que se dão muito bem com terra seca.

1. Agastache

Agastache

De aspeto selvagem (talvez por isso dispense o excesso de água), a beleza desta planta de 1m20cm está nas suas flores de tons laranja, rosa e lilás, que vão embelezar qualquer jardim, sendo ainda uma atração para pássaros como o beija-flor.

2. Sedum

Sedum

Disponível em centenas de variedades – com destaque para folhas invulgares ou flores lindíssimas – são poucas as que não se dão bem em solo seco. Bem influenciada pelo sol, que é o principal requisito para a sua beleza, esta planta não é muita alta (45cm), mas engrandece qualquer jardim da Primavera até ao Outono.

3. Echinacea púrpura

Echinacea púrpura

Apesar de poder trepar até uma altura de 1m50cm, esta planta dá-se muito bem em solo seco. A luz solar direta contribui para o florescimento dos seus invulgares bolbos de cor púrpura durante grande parte do Verão, sendo ainda a planta ideal para atrair borboletas para o jardim.

4. Gaillardia

Gaillardia

Uma planta vistosa, de cerca de 90cm de altura, que apresenta flores amarelas-avermelhadas, a gaillardia adora o calor e o sol direto, sendo próspera em qualquer tipo de terra mais seca. Uma planta que até contribui para a poupança de água!

5. Amsonia

Amsonia

Apesar de ser relativamente baixa e de não necessitar de muita água, isso não faz da amsonia uma planta menos bela – muito pelo contrário! Na Primavera apresenta flores de um azul claro e invulgar; e no Outono as suas folhas vestem-se de vários tons de dourado.

6. Lavanda

Lavanda

Bonita, colorida e perfumada, a lavanda desenvolve mais e melhor quanto menos água tiver. Amante do sol e de um solo bem drenado, esta planta pode chegar aos 90cm de altura.

7. Erva-dos-carpinteiros

Erva-dos-carpinteiros

Também conhecida como mil-folhas, milenrama e milefólio, a erva-dos-carpinteiros é uma planta que pode atingir 1m20cm em termos de altura, sem necessitar de muito tempo de rega. Disponível em tons de branco, amarelo, vermelho, laranja e rosa, é uma flor perfeita para arranjos florais.

8. Equinopes

Equinopes

Fácil de cultivar – necessita apenas de muito sol e uma terra bem drenada –

esta planta produz flores azuis metálicas num formato esférico que as torna realmente especiais. Com uma altura de 1m20cm, estas flores podem ser utilizadas em arranjos florais frescos ou secos.  

9. Callirhoe

Callirhoe

Não há nada que esta planta goste mais do que calor e terra seca – mesmo assim trepa cerca de 30cm e consegue produzir delicadas flores rosa choque, que darão um toque de cor e dinamismo a qualquer jardim de flores da Primavera até a meio do Verão.

10. Oenothera

Oenothera

Pequenas (altura de 15cm) mas vistosas, estas flores amarelas florescem graças à exposição solar direta e uma rega quanto baste, mantendo-se bonitas e em flor da Primavera até ao início do Outono.

 

Créditos imagens: 1 ,2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Média: 3.9 (45 votos)